Quem Somos

A nossa história se inicia em 1945 com a publicação de uma ferramenta muito importante para o aprendizado: o último livro de Henri Wallon, chamado “Les origines de la pensée chez l’enfant” (As origens do pensamento na criança).


Anos mais tarde, os fundadores do Colégio Origem (profissionais com décadas de trajetória na área educacional) se inspiraram na obra para a escolha do nome de uma instituição que tem como base os fundamentos da pedagogia desenvolvimentista de Henri Wallon e que trouxesse um forte conteúdo multidisciplinar conectado com as mais diversas realidades sociais, tecnológicas, ambientais e culturais da atualidade.


Tudo isso traduz as motivações do nome do Colégio Origem, que refere-se ao surgimento da vida. E o significado do nome não para por aí. O nosso colégio apresenta uma inovação em Educação quando articula uma nova forma de pensar o mundo com as tecnologias emergentes, numa formação 4.0
Assim, Origem surge em Cerquilho para levar as crianças e adolescentes, por meio de ensino e afeto com multiculturalidade e bilinguismo, à conexão com o mundo, sem desconsiderar o cuidar de si, do outro e do ambiente. Uma grande oportunidade para atender às expectativas e às necessidades da região, melhorando ainda mais o seu patrimônio intelectual e produtivo.

Nossa Metodologia Nossa Metodologia
Nossa Metodologia

A metodologia do Colégio Origem está organizada a partir de dois eixos: aulas ativas, por meio de projetos, e a interdisciplinaridade. A matriz curricular será ministrada em Língua Portuguesa, com várias disciplinas em Língua Estrangeira Inglesa, o que caracteriza o ensino bilíngue.

O bilinguismo português-inglês possibilitará aos alunos a aprendizagem linguística desses idiomas e suas culturas. Uma visita ao Colégio e você receberá, em detalhes, nossos procedimentos.

Missão

Formar pessoas autônomas, críticas, reflexivas, em conexão com o outro e que contribuam para um mundo mais tolerante, afetivo e sustentável. Não sabemos qual profissão a criança escolherá, nem quais serão as profissões do futuro. Assim, para atingirmos o nosso objetivo, nos baseamos na proposição do relatório de Jacques Delors para a UNESCO sobre as competências para o século XXI: ensinar a conhecer, ensinar a aprender, ensinar a ser e ensinar a conviver. Por meio do desenvolvimento desses quatro pilares, acreditamos que os estudantes estejam munidos de condições que os auxiliem a resolver qualquer questão que se apresente na vida.

Visão

- Construir a rede de escolas bilíngues de excelência no país, que seja economicamente acessível à comunidade local;

- Conectar a escola ao município, ao estado e ao mundo;

- Propiciar resultados acadêmicos nos vestibulares e avaliações externas;

- Capacitar o aluno a ter uma autonomia intelectual, com capacidade de reflexão crítico-social;

- Gerar retorno aos seus acionistas.

Valores

- Respeito ao indivíduo, à sua cultura e ao meio ambiente;
- Tolerância;
- Ética;
- Empenho;
- Auto-cuidado.

Identidade

Apresentamos um novo horizonte que se abre para as famílias que acreditam no ensino para a formação do aluno em sua integralidade, sendo o estudo a base para a constituição da vida das crianças e adolescentes, mostrando que esse aprendizado se dá, sim, com empenho, orientação, organização e disciplina; portanto, a escola se torna o lugar onde, de maneira mais sistemática e orientada, aprendemos a ler o mundo e a interagir com ele, além de aprendermos a cuidar de nós mesmos, uns dos outros e do ambiente em que vivemos.

Atitude

Sempre abertos e em perfeita conexão e interação com o mundo exterior, visamos transformar a realidade de forma criativa e ética em prol da vida.
Ensinamos formação do indivíduo na integralidade.
Ensinamos com afetividade e fundamentados nos quatro pilares de Jacques Delors:
- Ensinamos a conhecer
- Ensinamos a aprender
- Ensinamos a ser
- Ensinamos a conviver

Venha conhecer o Colegio Origem
Ambientes
+

Nosso prédio foi projetado para atender às necessidades específicas de uma escola e, mais especificamente, de nossa proposta pedagógica.
Os ambientes foram pensados com o intuito de estimular o desenvolvimento dos alunos, levando-os a atingir os objetivos educacionais de cada nível de ensino.
Cada espaço, além de proporcionar segurança, acolhimento e tecnologia, conta com ferramentas essenciais para a construção do conhecimento.

Área Administrativa
+

Diretoria Administrativa e Financeira
Secretaria
Recepção
Almoxarifado

Áreas de Recreação
+

Playground
Pátio Coberto
Pátio Descoberto

Biblioteca
+

Informatização
Área para estudo
Área Kids

Centro de Idiomas
+

Inglês (organizado por nível)
Espanhol (organizado por nível)

Centro Esportivo
+

Quadra Poliesportiva
Salas para Cursos Extracurriculares
Vestiários

Espaços Diferenciados
+

Sala de Artes
Sala de Música
Sala de Vídeo Conferência para contato com o mundo
Salas Interativas equipadas com lousas eletrônicas
Cozinha Educativa
Cozinha Gastronômica

Laboratórios
+

MakerLab
Robótica
Física / Química
Ciência / Biologia

Salas de Aulas
+

Carteiras ergonômicas
Número reduzido de alunos por sala
Quadros brancos
TV 55”
Escaninhos individuais – EF1
Sistema de Armários – EF2 e EM

Suporte à Comunidade Escolar
+

Diretoria Pedagógica e Educacional
Sala de Professores (uma por andar)
Sala de Coordenação Educacional
Sala de Coordenação do Bilinguismo
Cantina
Enfermaria

Concepção do Colégio Origem
Concepção do Colégio Origem

Para se pensar em educação no mundo globalizado, onde grande parte das sociedades vivem em redes, com jovens e crianças que se comunicam por meio de múltiplas linguagens e exploram o universo em segundos e onde as gentilezas nem sempre assumem o cenário, duas frentes fazem-se urgentes: o bilinguismo e a sustentabilidade do meio ambiente. Enquanto o bilinguismo torna possível a comunicação de nossos alunos com o mundo, a formação visando a sustentabilidade os ensina a cuidar de si, de todos e de tudo que nos rodeia.
O Colégio Origem entende educação como o movimento de um grupo de pessoas que, juntas, atuam na formação integral de crianças e jovens. A formação integral é vista como a formação fortemente acadêmica de um estudante autônomo, que cuida de todas as partes ditas anteriormente (de si, do próximo e do meio ambiente).
A educação pretendida no Colégio Origem une o lado humano e de cunho social a um ensino academicamente significativo.

Conheça o
Nosso Patrono
HENRI PAUL HYACINTHE WALLON
1879 - 1962

Nascido em Paris, França, em 15 de junho de 1879, Wallon foi psicólogo, filósofo e médico, tornando-se conhecido por seu trabalho científico sobre a Psicologia do Desenvolvimento.
Para Wallon, os elementos afetividade, movimento, conhecimento e construção do eu como pessoa e espaço físico estão juntos no mesmo plano. Portanto, as atividades pedagógicas e os objetos devem ser trabalhados de formas diversificadas. Em seus estudos, Wallon estabeleceu que a criança passa por Estágios de Desenvolvimento, que possuem suas características próprias.
São esses Estágios de Desenvolvimento da criança que nos fundamentam na formação dos professores. Todo professor, ao ser admitido no Colégio Origem, passa por uma intensiva formação com nossos educadores sobre gestão de sala de aula, conforme a faixa etária em que lecionarão.

Siga nosso instagram